Atividades para Bebês 1

Quando pensamos em bebês muito pequeninos até mais ou menos um ano, podemos achar que eles não sabem brincar e que são muito pequenos para fazer atividades. Mas, ao contrario do que muitos pensamos, eles querem brincar e gostam muito. Claro que podemos desenvolver com eles atividades que se encaixam aos seus movimentos e os motivam.

Com isso separei algumas atividades que podem ajudar os novos pais a interagir com seus bebês até um aninho.

ATIVIDADE 1 – CONVERSAR COM O BEBÊ

Nossa… meu bebê nem fala e tenho que conversar com ele??? SIMMM… Podemos desenvolver uma conversa com o bebê como estamos acostumados a conversar. Comece contando a ele o que você irá fazer, por exemplo, em uma troca de fraldas, no banho, em uma troca de roupas, ou até mesmo sobre como o tempo está e o que está acontecendo. Além de familiarizar o bebê com a fala, você traz segurança dizendo a ele o que está acontecendo ou que irá acontecer. Eles amam e prestam muita atenção a voz de um adulto.

ATIVIDADE 2 – PRODUZIR UM CHOCALHO

Para produzir um chocalho você irá precisar de um pode de plástico, pode ser um frasco de shampoo vazio. Também precisará de semente, pode ser arroz, feijão, ou lentilha. Agora coloque a semente dentro do frasco, tampe bem e comece a brincar. O bebê vai gostar do barulho e levará ele a observar o frasco e o que ele pode fazer. Deixe com ele para que ele possa explorar o que tem nas mãos.

ATIVIDADE 3 – COLOCANDO O BEBÊ DE BRUÇOS

Essa atividade é ótima para que o bebê possa se inclinar e observar o mundo sob uma visão diferente. Pegue o chocalho que produziu e faça barulho com ele em direções diferente, você perceberá que o bebê logo começará a procura o som e o que o causa.

ATIVIDADE 4 – CANTAR E DANÇAR

Ai que brincadeira divertida!!! Pegue o bebê no colo e coloque uma música ou cante para ele. Com ele ainda no colo comece a dançar de um lado para o outro. O som da sua voz o acalma, a melodia gera novas memórias e a dança leva ele a sentir o movimento do seu corpo.

ATIVIDADE 5 – CAIXA DE BRINQUEDOS

Em uma caixa coloque vários objetos, podem ser brinquedos ou não, desde que sejam seguros para ele. Coloque a caixa em sua frente, bem próximo. Deixe ele observar, tocar, tirar os objetos de dentro e até virar a caixa. Ele vai amar explorar cada oportunidade.

ATIVIDADE 6 – CADÊ

Essa brincadeira é muito boa para desenvolver a percepção do bebê. Ele começa a perceber que algo existia e de repente não existe mais, porém logo ele começa a notar que aquilo volta, ou seja, vai e volta. Como a mamãe que vai e volta. Com um lenço, paninho, fraldinha ou as mãos, esconda o rosto e pergunte para o bebê “cadê”. Descubra o rosto de diga “achou”. Você irá perceber que logo ele mesmo puxará o pano ou a mão do seu rosto. Depois comece a esconder o rostinho dele e pergunte “cadê”, descubra e diga “achei”. Quando você perceber que o bebê já compreendeu a brincadeira, comece a perguntar “cadê…” colocando o nome do objeto ou da pessoa, e ‘achou…”. A brincadeira vai ficando cada vez mais divertida.

ATIVIDADE 7 – AS TEXTURAS

Explorar as texturas de coisas é uma brincadeira que desperta a curiosidade do bebê e o faz perceber que as coisas possuem diferenças. Apresente tecidos macios, folha de árvore, casca de árvore, esponja de lavar louça (com dois lados), brinquedo de plástico, etc. Você pode dar dois de cada vez e dizer que um é macio e o outro é áspero, por exemplo. Vá alternando as texturas e aproveite a brincadeira.

Créditos (foto): printerest.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: